Falso parto espontâneo

Novembro 2017


Definição

um falso parto espontâneo é um aborto espontâneo, ou seja, a expulsão não provocada do feto antes das 22 semanas de amenorreia (o estado da gravidez é calculado em relação ao primeiro dia das últimas menstruações), duração legal a partir da qual o feto é chamado de viável. Um falso parto pode surgir de maneira isolada, o que é muito comum afetando uma gravidez sobre quatro, e pode se repetir. Falamos então neste caso de doença abortiva e um motivo deve ser procurado. As causas dos falsos-partos podem ser de origem:
Maternal: doença geral, problema hormonal, anomalia genital...;
Fetal: má formação do feto, doença hereditária, anomalias de quantidade de líquido amniótico, gravidezes múltiplas.

Manifestações

os sintomas de um falso parto dependem do avanço da gravidez. Em caso de falso-parto precoce, a mulher grávida pode constatar desde as primeiras semanas de gestação perdas se sangue (metrorragias) mais ou menos importantes. Às vezes, o óvulo pode ser espontaneamente expulso. Cólicas e câimbras abdominais não são sistemáticas. Em um estado mais avançado da gravidez, a mulher pode sofrer contrações regulares, sangramentos mais graves, e às vezes perda de líquido amniótico.

Diagnóstico

Um exame clínico permite verificar a entre abertura do orifício externo do colo uterino que aparece aberto. Exames complementares ajudam a confirmar o aborto espontâneo. Trata-se:
  • De um ultrassom pélvico;
  • Uma dosagem de β-HCG plasmática em caso de dúvida com uma diminuição da taxa.

Diversas dosagens plasmáticas podem ser prescritas para alguns dias de intervalo.

Tratamento

Quando o falso parto é averiguado e o feto não é espontaneamente expulso, diversas alternativas terapêuticas são discutidas:
  • Em caso de gravidez de menos de 8 semanas de amenorreia, a expulsão espontânea e completa do ovo é frequente, da onde o problema desse fenômeno natural;
  • Medicamentos à base de hormônios, prostaglandinas podem ser utilizadas para favorecer a expulsão do ovo (técnica controvérsia);
  • Uma aspiração do ovo é preferida em casos de falso parto em um estado maior do que 8 semanas de amenorreia.

Prevenção

Para ter todas as chances de carregar uma gravidez completa, a prevenção tem um papel importante. É necessário:
  • Parar de fumar;
  • Não consumir drogas e bebidas alcoólicas;
  • Limitar o estresse;
  • Reduzir a intensidade da atividade física;
  • Adotar uma alimentação saudável e equilibrada.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Falso parto espontâneo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.