Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Definição

Definição de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

As doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, são, como o nome indica, doenças que podem ser transmitidas durante uma relação sexual. O termo DST para infecções sexualmente transmissíveis é preferido há alguns anos. Pode se tratar de qualquer tipo de relação não protegida: vaginal, anal ou mesmo oral. As DSTs são também chamadas de doenças venéreas.

Entre as DSTs mais conhecidas temos a Aids, sífilis ou outras infecções genitais como a uretrite por clamídia ou a herpes genital. Os sintomas variam muito de uma doença para a outra. A melhor prevenção ainda é o uso de um preservativo durante as relações sexuais. Em caso de DST, um exame em busca de outras infecções sexualmente transmissíveis é preconizado, assim como busca de informação, tratamento dos parceiros e prática de relações protegidas até a cura.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade