Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Definição

Junho 2017


Definição de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

As doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, são, como o nome indica, doenças que podem ser transmitidas durante uma relação sexual. O termo DST para infecções sexualmente transmissíveis é preferido há alguns anos. Pode se tratar de qualquer tipo de relação não protegida: vaginal, anal ou mesmo oral. As DSTs são também chamadas de doenças venéreas.

Entre as DSTs mais conhecidas temos a Aids, sífilis ou outras infecções genitais como a uretrite por clamídia ou a herpes genital. Os sintomas variam muito de uma doença para a outra. A melhor prevenção ainda é o uso de um preservativo durante as relações sexuais. Em caso de DST, um exame em busca de outras infecções sexualmente transmissíveis é preconizado, assim como busca de informação, tratamento dos parceiros e prática de relações protegidas até a cura.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 8 de março de 2016 às 09:09 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.