Fezes escuras - Definição

Dezembro 2017


Definição de fezes escuras

As fezes escurecidas são fezes de cor escura, praticamente pretas. As fezes escuras podem ser sinais de melena, que indicam a presença de sangue digerido nos materiais fecais. O aspecto das fezes é parecido com alcatrão e de odor característico. As melenas surgem de um sangramento digestivo de origem alta, podendo vir do esôfago, do estômago, ou da parte inicial do intestino. Múltiplas causas como as rupturas de varizes esofagianas especialmente no paciente cirrótico, uma úlcera gástrica ou do duodeno, ou os cânceres podem ser o motivo. Vale ressaltar que alguns medicamentos ou alimentos são também susceptíveis a causar fezes escurecidas.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de dezembro de 2017 às 14:16 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fezes escuras - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fezes claras - Definição
Sepse severa - Definição