Bloqueio mental

Abril 2017


Definição

O bloqueio mental é uma forma de resistência ou repressão incontrolável, suspeitada como vindo do cérebro. Trata-se de uma recusa inconsciente de um pensamento ou de uma emoção. O bloqueio mental aparece como um modo de defesa da pessoa, que tenta afastar da consciência da pessoa toda representação que poderia perturbá-la. O bloqueio mental pode ser constado em casos de:
  • Neuroses;
  • Histeria;
  • Transtornos de afeto;
  • Na ausência de toda patologia.

Falamos também de bloqueio mental quando uma pessoa não consegue refletir corretamente e organizar seus pensamentos, quando ela fazia isso sem nenhum problema aparente. O exemplo típico é o bloqueio mental do escrivão, que depois de ter sido produtivo, é incapaz de escrever.

Manifestações

as manifestações do bloqueio mental variam enormemente de acordo com o tipo de bloqueio e o objetivo inconsciente pelo qual o bloqueio é colocado em evidência. O paciente que apresenta um bloqueio mental pode mostrar sinais de perda de energia e prosperar dificilmente. Ele pode se queixar de sentir tensões interiores, um excesso de emotividade, até um sofrimento psicológico ou uma sexualidade insatisfatória. Ele pode também apresentar algumas manifestações psíquicas, mas geralmente não faz uma ligação entre essas e o seu bloqueio mental.

Diagnóstico

o diagnostico do bloqueio mental não é fácil de fazer, pois ele se manifesta sob diferentes formas. O paciente pode ser angustiado, introvertido, triste ou colérico, e pode apresentar manifestações físicas diversas de origem psicológica: falamos então de transtornos psicossomáticos. Após ter descartado a existência de doenças, o médico orientará o paciente para um psicoterapeuta.

Tratamento

um acompanhamento por um psicoterapeuta pode levar a uma grande melhora do paciente apresentando um bloqueio mental. O terapeuta tenta determinar a gravidade do bloqueio além de suas origens, sejam elas emocionais, espirituais ou mentais. O terapeuta faz geralmente essa ligação entre as dores físicas e o bloqueio mental do seu paciente, o que permite ajudar o mesmo a liberar seus freios interiores, mas também exprimir suas pulsões. Um tratamento médico pode ser prescrito em função dos transtornos físicos apresentados pelo sujeito.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Bloqueio mental', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.