Alergia ao sol

Novembro 2017


Definição

A alergia ao sol, também chamada de lucite estival na sua forma mais comum, é uma reação alérgica cutânea causada pelos raios ultravioletas do sol. Completamente benigna, ela se manifesta geralmente na primeira exposição intensa ao sol, e afeta essencialmente as mulheres (até 90%), principalmente entre 15 e 35 anos.

Manifestações

Pequenas saliências vermelhas ou bolhas, acompanhadas de coceiras, aparecem algumas horas após a exposição ao sol. Essas erupções cutâneas se localizam nas áreas descobertas do corpo: nos ombros, braços, pernas e decote. Enquanto isso, ela poupam na maioria das vezes o rosto. Os sintomas podem persistir durante dias e aparecer novamente diante de cada exposição ao sol, mas tem a tendência de desaparecer à medida que a pele bronzeia. Existem igualmente formas mais raras de alergia ao sol, como a lucite polimorfa (lesões cutâneas em forma de placas vermelhas, mesmo por insolação fraca) ou a urticária solar (erupções cutâneas que aparecem muito rapidamente após a exposição ao sol, e depois desaparecem na sombra).

Diagnóstico

O diagnóstico da alergia ao sol se faz por exame da pele em um médico ou dermatologista, com uma necessidade prática de um foto teste (emissão de uma pequena quantidade de raios ultravioletas no ombro ou nas costas) para confirmar a reação da pele ao sol.

Tratamento

a proteção solar e uma exposição medida e progressiva são ainda as melhores maneiras de evitar esses problemas desagradáveis e pouco estéticos. A utilização de um bom filtro solar com forte índice de proteção é, por exemplo, indispensável. Enfim, a tomada de complementos alimentares como o betacaroteno, associados a por exemplo o selênio, e às vitaminas C e E, é previsto por alguns para reforçar a autoproteção da pele.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Alergia ao sol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.