Nódulo da tireoide

Novembro 2017


Definição

um nódulo da tireoide é um aumento de volume localizado na glândula da tireoide. Pode se tratar de um cisto, um adenoma, um câncer da tireoide, um às vezes uma tireoidite, inflamação localizada da tireoide. O nódulo pode ser único, ou diversos nódulos podem evadir da glândula: falamos então de garganta multinodular. As mulheres são geralmente mais afetadas que os homens esses diferentes nódulos aparecem geralmente na idade adulta a partir de uma quarentena dos anos de acordo com as causas.

Manifestações

é geralmente uma pequena massa palpável no pescoço que leva a uma consulta, sobretudo se o paciente sofre de um incômodo para engolir ou respirar. Outras manifestações podem ser constadas e são função da causa do nódulo e de sua ação sobre os hormônios da tireoide: podemos assim ter sintomas relativos a uma hipertireoide ou ao contrário: uma hipotireoide:
  • Aceleração do metabolismo global do organismo ou ao contrário, diminuição;
  • Aceleração do ritmo cardíaco ou diminuição;
  • Emagrecimento ou ganho de peso;
  • Diarreia ou constipação;
  • Agitação ou lentidão psicomotor...

Diagnóstico

o exame clínico consiste em uma palpação da glândula da tireoide no pescoço com a procura dos nódulos, ou de um aumento global do tamanho da tireoide, caso no qual falamos de bócio. Em seguida, diferentes exames são realizados:
  • Dosagem de hormônio TSH sobre uma amostra sanguínea para identificar uma hiper ou hipotireoide;
  • Ultrassonografia da tireoide que permite a localização de um ou mais nódulos estudando seu aspecto e tamanho;
  • Em seguida, uma punção do nódulo é geralmente realizada para determinar a natureza e origem cancerígena ou não. Em caso de natureza benigna identificada ou de dúvida, uma segunda punção é realizada.

Tratamento

quando as duas punções mostram um caráter positivo, um simples acompanhamento é previsto. A intervenção cirúrgica é reservada a todos os nódulos da tireoide suspeitados, identificados como cancerígenos ou de grande tamanho. Apenas o nódulo pode ser retirado, onde falamos de nodulectomia, mas às vezes é necessário realizar uma tireoidectomia total. O paciente é em seguida obrigado a se tratar pela vida inteira para compensar a deficiência em hormônios da tireoide.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Nódulo da tireoide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.