Benefícios da dança para saúde

Praticar alguma dança pode ser tão eficaz quanto um treinamento aeróbico. A dança é uma boa alternativa à ginástica, pois ela move grandes grupos musculares, algo que é muito positivo para diferentes doenças, especialmente doenças osteomusculares, melhorando aspectos como a flexibilidade, força e resistência.

Dança para a perda de peso

É um boa maneira de lutar contra a obesidade e queimar calorias, além de representar um grande benefício para as pessoas com problemas circulatórios ou de rigidez articular, estimulando o fluxo sanguíneo e o funcionamento do sistema circulatório. Baseada na confluência de movimentos, equilíbrio, ritmo e representação gestual, a dança é o exercício coletivo mais sincronizado que existe.

Dança para todas as idades

Segundo muitas sociedade médicas, a dança deve ser incluída no contexto de estilos de vida saudáveis para o coração como um integrante que ajudará a melhorar a saúde física, especialmente em certos grupos, como os idosos. A dança não está restrita a nenhuma idade, classe social ou profissão. De acordo com especialistas, bastam 30 minutos de dança, três vezes por semana, para gerar efeitos visíveis para a saúde

Cada vez mais idosos decidem dar seus primeiros passos ou lembrar os velhos tempos ao ritmo de ritmos como salsa, valsa ou bolero. Os jovens preferem o funk e danças mais modernas. Crianças geralmente curtem fazer balé ou dança contemporânea. Para elas, aulas de dança servem mais ferramenta pedagógica para desenvolver memória, o ouvido musical e a linguagem corporal. Para elas, a dança é uma forma divertida de melhorar o seu equilíbrio, a relação com um grupo e obter senso de ritmo.

Benefícios físicos da dança

A dança, de forma semelhante à natação, é uma atividade que pode ser feita em qualquer idade. Ela traz benefício cardiovascular ao facilitar a circulação sanguínea e auxilia também no bom funcionamento do sistema respiratório. A dança melhora a aparência pois favorece a drenagem de líquidos e toxinas e remove o excesso de gordura. Ela também combate o excesso de peso e níveis elevados de colesterol.

A dança pode ajudar a corrigir problemas de má postura, fortalece músculos e aumenta flexibilidade, força e resistência. É muito boa para as pessoas que sofrem de doenças ósseas e rigidez articular. Ela ajuda a melhorar a agilidade, equilíbrio e coordenação de movimentos. É um bom exercício para o cérebro, pois melhora a concentração e a memória.

Muitas das posturas negativas derivadas de um estilo de vida sedentário são corrigidos com a dança. A cabeça e o corpo ereto e o passo suave melhoram a presença física. Na terceira idade, é aconselhável praticar dança para aliviar dores articulares e prevenir a osteoporose. Em crianças, pode ajudar a corrigir distúrbios congênitos e má postura.

Benefícios psicológicos da dança

A dança melhora as relações pessoais: é uma excelente maneira de superar a solidão e timidez e estabelecer novas relações. Ela reduz o estresse e favorece o relaxamento, liberando tensões. Reduz a ansiedade e depressão, ajuda a expressar emoções e a canalizar a adrenalina. A dança levanta o ânimo, eleva a autoestima, promove autoconfiança e clareza de pensamento. Além de todos os benefícios físicos e mentais expostos, o melhor da dança é a diversão. É praticamente impossível dançar sem sorrir. Entrar junto com o parceiro numa aula de dança também pode unir o casal, reduzindo problemas conjugais.

Cada dança tem suas propriedades

O tipo de dança escolhido depende do gosto da pessoa e de seu estado de saúde. A dança do ventre é muito eficaz para as mulheres, por exemplo. Seus movimentos suaves e ondulantes não só tiram o estresse físico ou psicológico, mas favorecem o bom funcionamento do sistema reprodutivo. Esse estilo de dança também fortalece os músculos da vagina e combate o desconforto menstrual. Por outro lado, danças que envolvem sapateado são contraindicadas para pacientes com problemas de coluna.

Estilo afrocaribenho

Os movimentos são sugestivos, sensuais e enérgicos. Utiliza-se todas as partes do corpo: a música e a dança formam uma unidade indissolúvel. Isto pode ser visto nos bailes dos estilos de origem do Congo, na rumba cubana, no merengue dominicano, na dança haitiana, entre outras danças afrocaribenhas.

Dança afro contemporânea

Esta dança está baseada na busca por um equilíbrio entre as danças de origem africana com elementos da dança moderna. Permite a melhora da concentração, equilíbrio e flexibilidade através de exercícios no chão e também na barra. Seu objetivo principal é o trabalho de reforço do tronco, braços e pernas. Nesta dança, coreografias próprias das danças africanas são usadas.

Capoeira

A capoeira, tipicamente afrobrasileira, é vista por muitos como uma arte marcial, mas é, na verdade, uma dança. Nela, são combinados saltos e chutes, sempre acompanhados de canto e do som de instrumentos como o berimbau e o pandeiro.

Dança do ventre

É uma dança que combina elementos tradicionais do Oriente Médio com outros do Norte de África. Os movimentos são principalmente nos quadris e ventre. Nos países árabes, é conhecida por diferentes nomes e os estilos também variam. Esta dança não é fácil e exige o aprendizado de posturas básicas que, aos poucos, vão se somando a combinações de movimento dos quadris, ombros, braços e pulsos. Não é recomendada para pessoas que querem fazer uma exercício rápido e enérgico.

Hip hop

Hip hop é um movimento cultural e artístico que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 nas comunidades afroamericanas e latinas. É uma dança baseada no na batida do rap, música mais fortemente associada ao movimento hip hop. A dança é muito enérgica e requer bastante controle do corpo.

Salsa

Salsa é o nome comumente usado para descrever uma mistura de vários estilos da música cubana. A maneira de dançar a salsa é com movimentos ritmados do quadril e ombros. Tanto os homens como as mulheres giram em torno de si em ambas as direções. Os movimento de braços, pernas e quadris devem estar bem sincronizados.

Benefícios do tango

Estudo publicado em 2007 pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, informou que o tango melhora a mobilidade de pacientes com Parkinson. No começo, os pacientes relatam tremores, rigidez e dificuldades para iniciar os movimentos desejados. Entretanto, verificou-se que, depois de 20 aulas, a rigidez passa a ocorrer com menor frequência. Em comparação com pacientes que receberam aulas de ginástica, os dançarinos de tango revelaram melhor equilíbrio e melhores resultados dos testes para se levantar e caminhar.

Consultar um especialista

Se houver qualquer doença, antes de escolher um tipo de dança você deve consultar um especialista. A dança é uma outra forma de exercício e, como tal, requer monitoramento que inclua a realização de provas complementares de diagnóstico e a prática de exercícios vigorosos que excedem os níveis desejáveis deve ser evitada.

Foto: © Andy-pix - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios da dança para saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade