Como prestar primeiros socorros em caso de afogamento

Conhecer técnicas de primeiros socorros podem salvar vítimas e evitar acidentes. As principais vítimas de afogamento são crianças menores de seis anos e pessoas com mais de 45, principalmente homens. Dois em cada três afogados são do sexo masculino.

O que é afogamento

Um afogamento ocorre devido à irrupção brutal de água nos pulmões, o que impede a entrada de ar e provoca asfixia. O afogamento pode levar à morte. Na verdade, uma em cada quatro pessoas que sofre um afogamento morre. Infelizmente, a proporção de mortes por afogamento é ainda maior em crianças.

O que não se deve fazer em caso de afogamento

Não pule na água para resgatar a vítima sem pensar. Só entre no mar se você souber nadar e estiver em boas condições físicas. De preferência, informe a um salva-vidas sobre o afogamento.

Como atuar diante de um afogamento

Primeiro, temos de tentar remover a pessoa da água sem se colocar em perigo. Em seguida, colocar a vítima em uma área que permita o suporte correto. Se você não sabe bem o que fazer, precisa procurar ajuda de outras pessoas e chamar os bombeiros, salva-vidas ou serviço de emergência.

Como salvar uma pessoa que se afogou

Primeiro, você tem que verificar se a vítima está respirando. Para fazer isso, veja se o peito se infla ou não. Você também pode sentir a respiração aproximando sua bochecha perto da boca da vítima. Se a pessoa estiver respirando normalmente, coloque-a em posição lateral, por segurança, para que não sufoque caso comece a vomitar. É importante não tentar extrair a água nos pulmões, nem fazer a vítima vomitar. Peça ajuda em caso de imperícia, dúvida ou nervosismo.

Como realizar respiração boca a boca em um adulto

A respiração boca a boca consiste em passar para os pulmões da vítima ar fresco através das vias aéreas do socorrista. Primeiro, incline a cabeça da vítima para trás e levante o queixo. Em seguida, coloque uma mão à frente e aperte o nariz com o polegar e o indicador. Com a outra mão, abre a boca.

Em seguida, inspire normalmente, se incline sobre a vítima e cubra completamente a boca dela com a sua. Lenta e regularmente sopre ar para dentro da boca da vítima até que o peito infle. Certifique-se que cada insuflação dure cerca de um segundo. Comece com duas respirações boca a boca.

Se a vítima reagir, tossir ou se mover, continue a respiração boca a boca. Enquanto isso, mantenha a cabeça da vítima inclinada para trás e o queixo levantado. O próximo passo é verificar se o tórax da vítima diminui de tamanho quando expirar. Se ocorrer desta forma, inspire normalmente novamente e faça outra respiração boca a boca.

Se a vítima não responder, realize dois ciclos de massagem cardíaca e respiração boca a boca durante um minuto e peça ajuda. Se possível, peça a alguém para chamar a equipe de resgate enquanto você continua fazendo técnicas de primeiros socorros até a chegada do resgate.

Como fazer respiração boca a boca em uma criança

Incline a cabeça da criança para trás para que a língua não bloqueie o fluxo de ar. Em seguida, sopre na boca, apertando o nariz da criança. Você estará executando corretamente a insuflação se o tórax da vítima se inflar ligeiramente, sem excesso. A frequência deve ser de 15 a 20 insuflações por minuto. Se for um bebê, coloque dentro de sua boca o nariz e a boca do bebê e, em seguida, sopre e siga os passos acima.

Como realizar uma ressuscitação cardiopulmonar em caso de afogamento

A massagem cardiopulmonar consiste em comprimir o coração para manter a circulação sanguínea, alternando a respiração boca a boca e a compressão torácica. Se a vítima tiver menos de oito anos, o ciclo é de uma insuflação e cinco compressões. Se tiver mais de oito anos, o ciclo é de duas insuflações e 15 compressões torácicas. Em qualquer caso, peça ajuda ou chame uma ambulância rapidamente. Se não estiver sozinho, peça para outra pessoa pedir ajuda. Caso esteja sozinho, continue a executar as técnicas de primeiros socorros.

Foto: © Ihor Pasternak - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como prestar primeiros socorros em caso de afogamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade