Tonturas: causas e tratamento

A tontura, também chamada de vertigem, é um estado que deixa o paciente com a sensação de que irá desmaiar ou cair a qualquer momento. De repente, os objetos parecem girar e a pessoa sente falta de equilíbrio e necessidade de sentar ou deitar. A maioria das causas de tonturas não são graves e melhoram espontaneamente de forma rápida ou são tratadas com facilidade.

Causas simples de tonturas

Uma tontura se instala sobre um paciente quando o sangue não chega de maneira suficiente ao cérebro, o que ocorre após diminuição repentina da pressão arterial ou por desidratação motivada por vômito, diarreia, febre ou outros problemas.

Adultos e idosos podem experimentar tonturas caso levantem muito depressa da cama ou de uma poltrona reclinável. A tontura também surge por conta de uma gripe ou redução da taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia). Resfriados ou alergias também podem provocar tonturas.

Causas graves de tonturas

Entre as causas mais importantes de tonturas estão problemas cardíacos, como transtornos do ritmo cardíaco ou infarto, AVC ou embolia e hemorragias internas. Nesses casos, a tontura é acompanhada por outros sintomas, como dor torácica, taquicardia, perda da fala e dificuldades de enxergar.

Diagnóstico das tonturas

O diagnóstico para se identificar as causas de episódios de tontura pode ser realizado através de um eletrocardiograma, controle da pressão arterial ou ressonância magnética. Em geral, o médico vai identificar a causa da tontura em um desses exames.

Tratamento da vertigem

Quadros de vertigem tendem a desaparecer quando sua causa é identificada e tratada de maneira adequada. Em casos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, o controle da condição também impede que os episódios de tontura ocorram. Em algumas ocasiões, medicamentos anti-histamínicos podem ser prescritos especificamente para o tratamento da tontura.

Quando procurar um neurologista

Em caso de tonturas persistentes cuja causa não é encontrada pelo paciente, é necessário procurar um neurologista. Casos de tontura podem ser indício de diversas doenças. Em média, 80% dos pacientes que reclamam de tonturas não recebem um diagnóstico definitivo pelo problema muitas vezes ser tratado como um distúrbio menor.

Foto: © Dmytro Buianskiy - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tonturas: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade