Afta: prevenção e tratamento

Agosto 2017

Neste artigo, saiba formas de tratar e prevenir a afta. Veja neste link informações sobre as causas e sintomas deste problema especialmente bucal que também pode afetar os órgãos genitais.


Prevenção das aftas

Boa higiene bucal

A ação fundamental contra a aparição de aftas é a manutenção de uma boa higiene bucal, que deve ser feita ao acordar e após as refeições. Dê preferência para cremes dentais sem lauril sulfato de sódio (LSL), agente espumante presente na grande maioria das pastas de dente que favorece a reaparição de aftas em pessoas propensas ao problema e já recuperadas.

Evite alguns alimentos

Certos alimentos devem ser evitados por pessoas com tendência a desenvolver aftas. São eles as nozes, maçã, morango, crustáceos e especiarias, como canela e noz-moscada.

Outros conselhos

Também é importante evitar escovar os dentes com muita força e realizar lances durante as refeições sem a escovação posterior. Pessoas que utilizam próteses dentárias também estar sempre atentas ao posicionamentos das mesmas. A má colocação irrita a mucosa da boca e pode causar aftas muito dolorosas.

Tratamento local para aftas

Ação dos tratamentos

Tratamentos com pomadas e cremes possuem ação antibacteriana, antisséptica e anestésica.

Tratamentos alternativos

Além de pomadas e cremes, há outras formas de tratamento local das aftas, tais como enxaguante bucal regular, gel anestésico e spray bucal. Em diversas ocasiões, um ou mais destes tratamentos alternativos são recomendados como forma de complementar o uso de pomadas.

Remédios para aftas

Em casos de aftas persistentes ou que reaparecem com frequência, é recomendado o uso de alguns medicamentos.

Colchicina

A colchicina previne a reaparição das aftas após o tratamento estar finalizado.

Corticoides

O uso de corticoides orais ou locais aceleram a cicatrização das feridas, evitando que novos traumas agravem o problema antes do fim do tratamento.

Talidomida

A talidomida previne reaparições e alivia as dores durante o tratamento.

Tratamento caseiro da afta

Alguns tratamentos caseiros podem ser postos em prática para combater aftas. O mais conhecido é a aplicação de um pouco de mel na região afetada. É preciso tentar manter o mel em contato com a ferida o máximo de tempo possível. Além disso, fazer bochechos com chá de barbatimão, planta medicinal encontrada em algumas casas de produtos naturais, também é aconselhado.

Afta e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, que pode ser facilmente comprado em farmácias e alguns mercados, pode auxiliar no combate a uma afta pois é capaz de reduzir a acidez da saliva, diminuindo os riscos de ocorrência da afta. No entanto, sua aplicação em exagero pode acabar agravando o problema. Por isso, recomenda-se bastante cuidado com a quantidade de bicarbonato se ele for usado no tratamento de aftas.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 14 de agosto de 2017 às 12:42 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Afta: prevenção e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.