Óleo de argan: para que serve

O óleo de argan é um produto extraído da semente da Argania spinosa. Ele também é chamado de óleo do Marrocos já que a planta só é encontrada no país africano. Utilizada há séculos pelos marroquinos, o óleo foi 'descoberto' recentemente e passou a comercializado em todo o mundo para tratamento capilar e da pele.

Para que serve o óleo de argan

Quando foi 'descoberto' o óleo de argan era indicado exclusivamente para tratamentos capilares. Nos últimos anos, porém, estudos vêm mostrando sua eficácia também para os cuidados com a pele.

Óleo de argan nos cabelos

O óleo de argan tem múltiplos benefícios para a saúde dos fios. Ele diminui o frizz ao reduzir o atrito entre os fios, ajuda na fixação e manutenção de tinturas, combate os danos provocados pelas mesmas tinturas e realça o brilho dos cabelos.

Além disso, sua composição é rica em diversos nutrientes, como a vitamina E, gorduras insaturadas e ácidos graxos essenciais. Essas substâncias nutrem os fios e atuam no controle das pontas duplas e quebra de cabelo. Por tantas propriedades, o óleo de argan pode ser utilizado inclusive por quem tem cabelos oleosos.

Óleo de argan na pele

Em relação aos cuidados com a pele, o óleo de argan é principalmente conhecido por sua ação contra o envelhecimento devido aos nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por ser hidratante, também é recomendado contra o ressecamento da pele e fissuras mamárias em grávidas e lactantes.

Como usar o óleo de argan

O óleo de argan pode ser encontrado à venda puro ou como parte da composição de outros produtos. Se você optar pela forma pura, aplique apenas nas pontas dos cabelos e, para uso na pele, apenas três ou quatro gotas já são suficientes para garantir a hidratação. Nos cabelos, o óleo deve ser utilizado a cada três dias. Em caso de frequência maior, os fios podem aparentar muita oleosidade.

Contraindicação do óleo de argan

Pessoas com os cabelos ou pele muito oleosos devem evitar as formas puras do óleo de argan e utilizá-lo apenas quando presentes em produtos como xampus.

Foto: © sowari - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Óleo de argan: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade