O que fazer após uma picada de abelha

Julho 2017

A picada de abelhas pode provocar sintomas de moderados a graves em pessoas alérgicas ao veneno do inseto. Saiba o que fazer se você for picado por uma abelha.


Inchaço por picada de abelha

Durante uma reação local provocada por uma picada de abelha, o principal sintoma é o inchaço da região do corpo que sofreu a picada.

Picada de abelha coça

Além da inflamação, o paciente picado por uma abelha experimenta coceira e dor intensa na região afetada. É muito importante evitar coçar o local antes de retirar o ferrão.

Como saber se o ferrão da abelha está na pele

O ferrão da abelha pode ser visto a olho nu. Para tirar o ferrão, use a unha para levantar a pele e deixá-lo à mostra. Peça ajuda de outra pessoa para fazer essa manobra, pois há risco da bolsa de veneno ser comprimida e liberar ainda mais veneno na corrente sanguínea.

O que fazer para a picada de abelha desinchar

Depois de retirar o ferrão, busque uma fonte de calor para aquecer a região picada. Lavar o local com água quente e colocar uma compressa quente também é importante. Por outro lado, evite colocar gelo na área da picada, pois o resfriamento pode fazer com que o veneno se mantenha mais tempo no local.

Primeiros socorros da picada de abelha

Pessoas alérgicas à picada de abelha devem possuir um kit de primeiros socorros quando visitarem áreas com muitas abelhas. No kit devem estar presentes medicamentos anti-histamínicos e corticoides, que diminuem a inflamação e reações alérgicas.

Tratamento da picada de abelha

Em caso de reação alérgica intensa à picada de abelha, o paciente pode precisar buscar um serviço de saúde para tomar injeção de adrenalina em caso de choque anafilático ou fazer uso de um medicamento broncodilatador se sofrer uma crise de asma e dificuldades para respirar.

Foto: © irin-k - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.Saude. Última modificação: 22 de maio de 2017 às 17:58 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'O que fazer após uma picada de abelha', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.