Medula óssea - Definições


Definições

A medula óssea corresponde ao tecido localizado no meio dos ossos do organismo. Distinguimos dois tipos de medula óssea: a medula vermelha e a amarela. A medula vermelha é ativa possuindo funções importantes na formação dos glóbulos vermelhos, das plaquetas e das células imunológicas que vão atuar na defesa do organismo. Essa medula vermelha é ativa em todos os ossos nas jovens crianças, mas a atividade dessa medula diminui com o tempo e quase não é ativa na idade adulta, com exceção de alguns ossos planos ou curtos, chamados de esponjosos. Nos outros ossos, chamados de longos, uma cavidade central chamada de cavidade medular possui uma composição gordurosa: é a medula amarela.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 16:22 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Medula óssea - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Mitose - Definição
Molusco contagioso - Definição