Eletrocardiograma - Definição

Definição de eletrocardiograma

Um eletrocardiograma (ECG) é um exame que permite o registro do ritmo cardíaco. O ECG consiste em estudar precisamente a atividade do coração por meio de eletrodos colocados no peito, pulso e tornozelo do paciente. A atividade cardíaca é medida em diversos pontos do coração, chamados derivações, e é registrada sob forma de uma curva para cada uma delas. São 12 as derivações classicamente aparentes, podendo chegar a 18 em algumas circunstâncias.

O eletrocardiograma é realizado em suspeita de doença cardíaca, devido ao relato do paciente de dor torácica persistente que pode ser indício de infarto do miocárdio. Também se pode prescrever um ECG para acompanhar a evolução de uma patologia ou assegurar a ausência de anomalias. O exame é rápido e indolor. O ECG permite a descoberta de problemas do ritmo cardíaco, da condução cardíaca, sinais de insuficiência cardíaca, entre outros males cardíacos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Eletrocardiograma - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade