Hematologia - Definição

Faça uma pergunta

Definição de hematologia

A hematologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo do sangue e suas patologias. As doenças do sangue por sua característica generalizada ao conjunto do corpo e suas múltiplas funções, podem ter graves consequências sobre o sistema imunológico, a oxigenação e o abastecimento nutritivo dos órgãos e a coagulação. As doenças do sangue são chamadas hemopatias e podem ser resultado de problemas no principal lugar de fabricação das células sanguíneas, a medula óssea ou de uma patologia que atinge diretamente as células do sangue circulante. Entre as doenças hematológicas, estão leucemias, linfomas e problemas de coagulação. A hematologia também é o conjunto das análises praticadas em laboratório de amostras sanguíneas que estudam a constituição do sangue em seus diferentes glóbulos e os fatores da coagulação.

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 09:41 por Pedro.CCM.

Este documento, intitulado 'Hematologia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.

Grupo sanguíneo - Definição
Hematoma cerebral - Definição