Hematoma cerebral - Definição


Definição de hematoma cerebral

Um hematoma é uma aglomeração de sangue resultante da ruptura de um vaso sanguíneo que despeja seu conteúdo fora da circulação sanguínea. O hematoma cerebral se situa no cérebro e está ligado à ruptura de um ou mais vasos sanguíneos, o que pode ser o caso em ruptura de aneurisma (uma mal formação arterial), um acidente vascular cerebral hemorrágico, ou mais frequentemente um traumatismo craniano.

O hematoma cerebral pode comprimir estruturas contidas na caixa craniana e ter consequências graves. Distinguimos, na maioria da vezes, a localização relativa a uma membrana protetora do cérebro chamada dura-máter, os hematomas subdurais, durais ou extra durais. Os sintomas não são sempre imediatos mas o tratamento deve ser rápido para evitar consequências às vezes irreversíveis no cérebro. O tratamento cirúrgico deve ser considerado, por vezes, com urgência.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 23 de fevereiro de 2018 às 15:21 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hematoma cerebral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hematologia - Definição
Hematoma - Definição