Fadiga crônica

Faça uma pergunta

Definição

A fadiga crônica pode ser causada por uma doença do corpo, mas está às vezes ligada a uma fadiga mental no quadro principalmente de uma depressão.
É difícil saber se a fadiga crônica é um dos fatores responsáveis por uma depressão ou se ela é uma consequência. O repouso não melhora o quadro, e essa fadiga está sempre presente.

Manifestações

Nesse contexto, a fadiga crônica se manifesta por:
  • Uma dificuldade ou impossibilidade de executar uma ação sendo responsável por uma grande fadiga
  • Uma dificuldade de suportar um problema mental;
  • Uma fadiga psicológica
  • Uma diminuição do tônus muscular e lentidão física e motor;
  • Uma fadiga presente no início do dia.

Em paralelo, encontramos classicamente diversos sinais de depressão com principalmente tristeza, perda de vontade e interesses, depreciação, pessimismo, transtornos de comportamento, e angústias associadas...

Diagnóstico

Uma entrevista permite determinar a existência de uma depressão e sua intensidade. Um interrogatório preciso como o teste de Hamilton permite em algumas questões avaliar os sintomas depressivos e assim poder se confortar para uma fadiga de origem depressiva. Mas a fadiga crônica podendo ser associada a diversas doenças, exames complementares são indispensáveis em caso de dúvida e se a depressão não for típica. A fadiga crônica no quadro da depressão é um diagnostico de eliminação.

Tratamento

quando a fadiga crônica na depressão está associada a dores, o tratamento é feito em parte com analgésicos. Antidepressivos e timo reguladores (reguladores de humor), soníferos, miorelaxantes ou tranquilizantes ajudam a pessoa depressiva a recobrar energia, vontade de viver e uma boa qualidade de sono. Em paralelo, as TCC (terapias cognitivo-comportamentais) apresentam bons resultados. Por fim, uma estimulação para uma reprise progressiva das atividades ajuda a melhorar o estado dos doentes.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Fadiga crônica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.