Depo-Provera: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
Depo-Provera é o nome comercial de um medicamento dos laboratórios Pfizer à base de acetato de medroxiprogesterona. Esse contraceptivo é encontrado em versão injetável ou subcutânea.


Para que serve (indicação)

Depo-Provera é um contraceptivo. Em sua forma subcutânea, ele também atua no alívio das dores associadas à endometriose.

Como tomar (posologia)

Depo-Provera subcutâneo deve ser administrado por via subcutânea na parte anterior da coxa ou abdômen. As aplicações devem ser feitas a cada 90 dias. Depo-Provera injetável deve manter a mesma frequência de uso, mas a administração é por via intramuscular na região dos glúteos. A dose recomendada é de 1 ml da solução (150 mg do princípio ativo).


Atenção: o uso de Depo-Provera durante a gravidez pode ter efeito abortivo ou provocar malformações graves no bebê. Não utilize o produto se houver suspeita de gravidez. Portanto, utilize o produto apenas sob prescrição médica e não interrompa ou mantenha o tratamento sem informar ao profissional de saúde.

Efeitos colaterais

Em estudos com mais de 4 mil mulheres, os efeitos colaterais mais comuns apresentados pelas pacientes após uso contínuo de Depo-Provera foram aumento de peso, redução de peso, dor de cabeça, nervosismo, dor e desconforto abdominais, tontura e redução do desejo sexual.

Contraindicações

Depo-Provera é contraindicado para grávidas ou mulheres com suspeita de gravidez, mulheres com alergia a alguma substância da fórmula, pacientes com sangramento vaginal de causa não diagnosticada, com disfunção hepática grave, com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama. O produto também não deve ser usado por homens.

Composição

Depo-Provera subcutâneo contém 104 mg de acetato de medroxiprogesterona para cada 0,65 mililitros da substância mais excipientes (metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio, macrogol, polissorbato 80, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato dissódico dodecaidratado, metionina, povidona, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água).

Depo-Provera injetável contém 150 mg de acetato de medroxiprogesterona por mililitro da substância mais excipientes (macrogol, polissorbato 80, cloreto de sódio, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água).

Foto: © Best photo studio - Shutterstock.com