As células epiteliais são aquelas que formam um tecido epitelial, ou seja, a membrana orgânica que reveste a superfície externa e interna de vários órgãos.
As células epiteliais formam a superfície da pele (epiderme) ou das mucosas (como o interior das cavidades presentes no corpo humano). Ao mesmo tempo, são responsáveis também por revestir a cavidade do coração e do tubo digestivo, bem como das glândulas (formadas pela secreção de diversas substâncias).
As células epiteliais são unidas umas às outras e interagem entre si por meio de moléculas de adesão celular e sistemas especializados. Elas se apresentam em forma de pavimentos, cúbicos ou redondos. As células epiteliais variam de tamanho conforme a localização do tecido epitelial. Elas podem ter diferentes papeis na proteção de órgãos, como regulação da troca de substâncias entre o órgão e o restante do organismo, ou atuar na secreção de hormônios, saliva, suco gástrico ou suor. A maior parte dos tumores se desenvolve a partir destas células. Esses tipos de câncer são denominados carcinomas.