Mieloma múltiplo - Definição

Abril 2018


Definição de mieloma múltiplo

O mieloma múltiplo, também chamado de doença de Kahler, é uma das formas do câncer de medula óssea. Ele é causado pela multiplicação dos plasmócitos no interior dos ossos. Este tipo de câncer afeta principalmente homens entre 50 e 70 anos. O mieloma múltiplo pode provocar dores ósseas por todo o corpo, com ocorrência de fraturas espontâneas. Outros sintomas comuns são fadiga, emagrecimento, palidez e recorrência de infecções.

O tratamento da doença é feito em combinação de sessões de quimioterapia e realização de transplante de medula óssea. Em alguns casos, a radioterapia pode ser utilizada para combater as dores ósseas. No entanto, a cura para a doença de Kahler só pode ser alcançada em pacientes jovens, por meio de transplante, e quando a doença se concentra em apenas um ponto do corpo, o chamado mieloma múltiplo solitário.
Publicado por asevere. Última modificação: 25 de abril de 2017 às 15:14 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Mieloma múltiplo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cefaleia - Definição
Ácido acetilsalicílico - Definição