Cardiopatia coronariana - Definição


Definição de cardiopatia coronariana

As cardiopatias coronarianas são doenças geralmente causadas por acúmulo de colesterol nas artérias coronárias, que irrigam o músculo do coração. As placas de colesterol vão parcialmente obstruir essas artérias e diminuir o seu diâmetro. O fluxo sanguíneo diminui e o coração não é suficientemente oxigenado. Isso pode provocar falhas no funcionamento ou até a parada cardíaca. As cardiopatias coronarianas podem ser vezes assintomáticas ou causar dor torácica. A longo prazo, podem provocar infarto se um coágulo de sangue se formar e bloquear completamente uma artéria coronária.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de novembro de 2017 às 10:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cardiopatia coronariana - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Câncer do colo do útero - Definição
Cetose (dieta) - Definição