Algumas boas dicas ajudam a pessoa a evitar a transpiração em excesso.
Ao tomarmos banho, cai a quantidade de bactérias que se formam sobre a pele. São elas as responsáveis pelo mau cheiro provocado pelo suor. Atenção também na hora de se secar, o que impede a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que crescem sobre a pele úmida.
Beber muita água para compensar a perda de líquido provocada pela transpiração evita o mau cheiro e também a desidratação.
Troque de tênis a cada dia, principalmente se houver forte transpiração nos pés. Já as meias devem ser trocadas ao menos uma vez por dia. Tenha sempre um par de meias com você.
Areje os pés o máximo possível andando descalço sempre que puder.
Escolha roupas com tecidos naturais, como algodão e lã, que permitem a respiração da pele. Use roupas largas e adequadas para a temperatura exterior. Evite roupas muito quentes em dias de sol. Tenha sempre uma roupa para trocar em caso de necessidade e transpiração intensa. Opte por roupas mais claras, que deixam a transpiração menos visível.
Alguns alimentos deixam o suor com mau cheiro. É o caso do alho, cebola e outros temperos. Bebidas como chá, café e álcool também provocam maior transpiração.
O estresse agrava a transpiração. Mantenha a calma, relaxe e pratique exercícios como ioga para diminuir os efeitos da transpiração.
Foto: © dandamanwasch - Shutterstock.com