Como evitar a transpiração em excesso

Algumas boas dicas ajudam a pessoa a evitar a transpiração em excesso.

Boa higiene corporal evita transpiração em excesso

Ao tomarmos banho, cai a quantidade de bactérias que se formam sobre a pele. São elas as responsáveis pelo mau cheiro provocado pelo suor. Atenção também na hora de se secar, o que impede a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que crescem sobre a pele úmida.

Beber bastante água evita transpiração em excesso

Beber muita água para compensar a perda de líquido provocada pela transpiração evita o mau cheiro e também a desidratação.

Tênis e meias

Troque de tênis a cada dia, principalmente se houver forte transpiração nos pés. Já as meias devem ser trocadas ao menos uma vez por dia. Tenha sempre um par de meias com você.

Andar descalço evita transpiração em excesso

Areje os pés o máximo possível andando descalço sempre que puder.

Roupas

Escolha roupas com tecidos naturais, como algodão e lã, que permitem a respiração da pele. Use roupas largas e adequadas para a temperatura exterior. Evite roupas muito quentes em dias de sol. Tenha sempre uma roupa para trocar em caso de necessidade e transpiração intensa. Opte por roupas mais claras, que deixam a transpiração menos visível.

Comidas e bebidas que evitam a transpiração em excesso

Alguns alimentos deixam o suor com mau cheiro. É o caso do alho, cebola e outros temperos. Bebidas como chá, café e álcool também provocam maior transpiração.

Tente se acalmar

O estresse agrava a transpiração. Mantenha a calma, relaxe e pratique exercícios como ioga para diminuir os efeitos da transpiração.

Foto: © dandamanwasch - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como evitar a transpiração em excesso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade