A gota é uma doença às vezes reumatológica, metobólica ou inflamatória. Ela faz parte das artropatias microcristalinas, que correspondem às doenças causadas por depósitos de cristais no nível das articulações. Ela evolui por ondas e afeta uma ou mais articulações. Ela começa em geral se declarando no nível do dedão. A causa da gota é uma taxa elevada de ácido úrico presente no sangue, responsável pela formação de cristais geralmente em torno das articulações. Existem dois tipos de gota: primária causada por uma hiperuricemia e secundária, consequência de outra doença como na insuficiência renal crônica ou consumo de alguns medicamentos. A gota aparece em particular nos homens a partir de 50 anos, que comem muito e às vezes consomem álcool, principalmente a cerveja.
a gota pode surgir apenas na ocasião de um episódio único, chamado crise de gota e se manifestando pelos sinais seguintes:
Se o excesso de ácido úrico no sangue continuar, outros sinais crônicos podem aparecer:
o diagnostico da gota é fácil de fazer diante de sinais clínicos. Uma taxa de ácido úrico superior ao normal no sangue é colocado em evidência sobre um exame de sangue. Podemos igualmente praticar uma punção da articulação afetada para extrair o líquido e procurar a presença de cristais de ácido úrico.
é necessário distinguir o tratamento da crise de gota, do eventual tratamento de fundo. Em caso de crise, o repouso da articulação afetada, aplicação de gelo loca e a utilização de um anti-inflamatório ou da colchicina permitem diminuir as dores. Conselhos de prevenção são igualmente dados. Em caso de hiperuricemia crônica, medicamentos agindo sobre a baixa da taxa de ácido úrico no sangue são utilizados, principalmente o allopurinol.
É possível prevenir o surgimento da gota adotando uma higiene de vida particular. Diminuir o consumo de álcool, carnes e peixes e laticínios ricos em lipídios. A perda de peso também é necessária.