Como melhorar e prevenir a artrite

A artrite é uma doença crônica que ocorre devido a um desgaste da cartilagem na superfície das articulações, de modo que as articulações friccionam umas contra as outras com o movimento, causando dor. É a patologia reumática crônica mais comum no mundo por causa das alterações morfológicas das articulações que afetam, em primeiro lugar, as cartilagens. A doença pode começar a partir de 25 anos de idade com uma evolução lenta sem manifestações graves por vários anos. Apenas 30% dos pacientes apresentam manifestações clínicas.

Onde a artrite ocorre com mais frequência

A artrite afeta particularmente joelhos, quadris, mãos e costas.

Dicas para lidar com a artrite

Existem alguns cuidados que o portador da artrite pode tomar, para reduzir o incômodo causado pela doença e ajudar a prevenir sua evolução.

Dieta e repouso

Tenha uma dieta variada. Nos dias em que a dor estiver especialmente intensa é aconselhável descansar por dois ou três dias. Evite o excesso de peso: isso é especialmente importante para a artrite de joelho.

Exercícios

Não realize exercícios que causam dor. Um exercício moderado, de 10 a 20 minutos por dia, como caminhar em terreno plano ou andar de bicicleta é bom para artrite do joelho ou quadril. Não force as articulações e evite movimentos bruscos. Não caminhe carregando peso e evite posturas prejudiciais como ajoelhado e de cócoras. Não fique muito tempo em uma posição nem muito tempo parado.

É aconselhável dormir em colchões duros e sentar-se em cadeiras de encosto reto. Use o elevador em vez das escadas. Use bengala no lado afetado para ajudar a caminhar. Use calçados adequados: sem salto alto, sem cordões para não precisar agachar para amarrá-los e, de preferência, com materiais não-sintéticos, elásticos, mas firmes.

Banho quente pela manhã

Pela manhã, a rigidez e as dores são mais fortes. Por isso, pode ser benéfico tomar um banho de água corrente forte e quente para fornecer calor para as articulações e uma massagem localizada. Se você tiver oportunidade, visite uma região de águas termais. Nas piscinas você pode fazer exercício sem sentir o peso sobre as articulações, o que irá aliviar a dor.

Artrite das mãos

Na artrite das mãos, é recomendável o uso de ferramentas e utensílios domésticos adequados, com alças grandes e peso leve. Para evitar sobrecarregar as articulações, é válido usar ferramentas auxiliares, tais como abridor de lata elétrico.

Medicamentos

Não se automedique. Tome somente os analgésicos prescritos pelo seu médico.

Foto: © Production Perig - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como melhorar e prevenir a artrite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade