A artrite é uma doença crônica que ocorre devido a um desgaste da cartilagem na superfície das articulações, de modo que as articulações friccionam umas contra as outras com o movimento, causando dor. É a patologia reumática crônica mais comum no mundo por causa das alterações morfológicas das articulações que afetam, em primeiro lugar, as cartilagens. A doença pode começar a partir de 25 anos de idade com uma evolução lenta sem manifestações graves por vários anos. Apenas 30% dos pacientes apresentam manifestações clínicas.
A artrite afeta particularmente joelhos, quadris, mãos e costas.
Existem alguns cuidados que o portador da artrite pode tomar, para reduzir o incômodo causado pela doença e ajudar a prevenir sua evolução.
Tenha uma dieta variada. Nos dias em que a dor estiver especialmente intensa é aconselhável descansar por dois ou três dias. Evite o excesso de peso: isso é especialmente importante para a artrite de joelho.
Não realize exercícios que causam dor. Um exercício moderado, de 10 a 20 minutos por dia, como caminhar em terreno plano ou andar de bicicleta é bom para artrite do joelho ou quadril. Não force as articulações e evite movimentos bruscos. Não caminhe carregando peso e evite posturas prejudiciais como ajoelhado e de cócoras. Não fique muito tempo em uma posição nem muito tempo parado.
É aconselhável dormir em colchões duros e sentar-se em cadeiras de encosto reto. Use o elevador em vez das escadas. Use bengala no lado afetado para ajudar a caminhar. Use calçados adequados: sem salto alto, sem cordões para não precisar agachar para amarrá-los e, de preferência, com materiais não-sintéticos, elásticos, mas firmes.
Pela manhã, a rigidez e as dores são mais fortes. Por isso, pode ser benéfico tomar um banho de água corrente forte e quente para fornecer calor para as articulações e uma massagem localizada. Se você tiver oportunidade, visite uma região de águas termais. Nas piscinas você pode fazer exercício sem sentir o peso sobre as articulações, o que irá aliviar a dor.
Na artrite das mãos, é recomendável o uso de ferramentas e utensílios domésticos adequados, com alças grandes e peso leve. Para evitar sobrecarregar as articulações, é válido usar ferramentas auxiliares, tais como abridor de lata elétrico.
Não se automedique. Tome somente os analgésicos prescritos pelo seu médico.
Foto: © Production Perig - Shutterstock.com