Conselhos para a prática esportiva

Faça uma pergunta
O primeiro conselho para quem quer iniciar a prática de um esporte é buscar aconselhamento e liberação de um médico ou educador físico. Também é preciso manter a regularidade dos exercícios. Faça 30 minutos por dia durante cinco dias na semana em intensidade moderada ou 20 minutos em três dias na semana se a intensidade for alta.


Aquecimento

Não comece o exercício de maneira brusca. Prepare seu corpo de maneira progressiva para que a temperatura muscular se eleve aos poucos. O aquecimento também evita lesões e melhora a performance. O tempo de aquecimento varia de acordo com o esporte. Para uma caminhada, aqueça por até 10 minutos. Se for praticar um esporte de contato, como futebol ou basquete, esse tempo pode chegar a 15 minutos. Para aquecer os músculos inferiores, caminhe ou trote por alguns minutos. Já os músculos superiores são aquecidos com exercícios de flexão e extensão.

Conheça seus limites

Não queira ir além dos seus limites ou tentar superá-los sem a preparação adequada. O segredo é buscar entender as mensagens que nosso corpo emite e respeitá-las. Diminuir o ritmo ou parar o exercício quando surgem as primeiras dores é fundamental. A frequência de atividade, para quem estava parado, também deve ser dosada. Exercite-se um dia e descanse o seguinte nas primeiras semanas. Não force seu corpo a nada e repouse sempre que julgar necessário. Não queira bater recordes logo no primeiro dia de atividade.

Alongue após o exercício

Os exercícios de alongamento após cada sessão de treino proporcionam a prevenção de lesões, como entorses, dores e tendinite. O alongamento deve se estender por 10 minutos para evitar que os músculos esfriem muito rapidamente. Alongue todas as partes do corpo. Braços, por exemplo, devem ser alongados mesmo após uma caminhada.

Sono

Dormir bem e ter um sono de qualidade é indispensável para a prática esportiva.

Atenção ao tempo

Quando o tempo está muito frio e seco ou as temperaturas estão muito elevadas, é fundamental diminuir o ritmo e a intensidade da atividade esportiva.

Hidratação

Uma boa hidratação é essencial para evitar a ocorrência de lesões, câimbras e a redução da sua performance. A perda de água durante situações de esforço é rápida e em grandes quantidades e a recuperação só virá com uma boa hidratação. Beba alguns copos de água duas horas antes do início da atividade. Durante a prática, consuma pequenas quantidades a cada 10 ou 15 minutos. Em exercícios na altitude, o consumo deve ser maior.

Hábitos saudáveis

Não fumar, beber ou usar drogas ilícitas melhora a performance do corpo durante as atividades físicas. Também é importante manter uma alimentação balanceada, rica em frutas e legumes, que evitam a fadiga e lesões. A alimentação deve se adaptar ao tipo de exercício que você realiza.

Foto: © Marcos Mesa Sam Wordley - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde