A vitamina A, também chamada de retinol, faz parte do grupo de vitaminas lipossolúveis. Sua principal função é atuar como fator de proteção para os olhos. Ela é encontrada em alimentos de origem animal e vegetal.
O principal benefício trazido pelo consumo de vitamina A é promover a nutrição do globo ocular, prevenindo doenças nos olhos e distúrbios de visão. Além disso, o retinol fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de doenças infecciosas. A vitamina A também é importante para a saúde da pele, principalmente no combate a cravos e espinhas.
A vitamina A também traz uma série de benefícios para os cabelos, tais como maior hidratação dos fios, redução dos ressecamento e auxílio no crescimento. Em menor medida, ele combate a queda dos fios e as chamadas pontas duplas.
A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal. Os primeiros, no entanto, costumam maior concentração de retinol. A principal fonte de vitamina A é o fígado de boi. Além dele, manteiga, óleo de peixe e ovo cozido são ricos em vitamina A. Já entre os vegetais, destacam-se cenoura (de preferência crua), batata doce, espinafre e couve.
A carência de vitamina A traz problemas para a visão. Distúrbios como a cegueira noturna, fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldades na percepção das cores podem ocorrer.
Assim como as demais vitaminas e minerais, a vitamina A também pode ser encontrada na forma de suplementos, como óleos e comprimidos. Seu consumo, porém, só é indicado para quem está com carência de retinol ou tem dificuldades para metabolizar a vitamina.
Foto: © Maksym Narodenko - 123RF.com