Como seguir a dieta dos pontos

Uma das formas de regime mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, a dieta de pontos é uma fórmula de emagrecimento que concede pontos para cada produto e estabelece um limite de pontos a serem consumidos por dia pelo paciente. O método promete garantir o emagrecimento sem a necessidade da pessoa passar por grandes restrições alimentares. É necessário, contudo, dosar as quantidades ingeridas e combinar a dieta com a prática de exercícios físicos para se alcançar os resultados prometidos.

Como fazer a dieta dos pontos

Em geral, existem duas formas de auferir os pontos da dieta. Uma fórmula considera que cada 3,6 calorias correspondem a um ponto. Nesses casos, o paciente deve comer entre 300 e 350 pontos diários (e fazer muitas contas). Para facilitar o cálculo, o método mais usual, adotado pelo grupo Vigilantes do Peso, é o que concede uma pontuação fixa para cada produto.

Nesse caso, a atenção do paciente deve se fixar na quantidade de comida que vai colocar no prato já que ingerir uma ou três colheres de arroz numa refeição, por exemplo, vão significar a mesma pontuação na hora da contagem, mas uma ingestão calórica completamente diferente.

Tabela de pontos da dieta

Aderir à dieta dos pontos envolve receber uma tabela extensa com os pontos correspondentes a cada alimento. Em primeiro lugar, há os alimentos de consumo liberado, que não somam pontos. São eles, por exemplo, couve, agrião, espinafre, alho-poró, jiló, alface e tomate. Já outros vegetais, como abóbora, cenoura, brócolis e chuchu, valem 10 pontos, mesmo valor do arroz branco. O feijão vale 27 pontos.

Um pedaço de carne bovina vale cerca de 40 pontos enquanto os peixes somam perto de 30 pontos, mesma faixa do frango. Por fim, um copo de leite desnatado vale 15 pontos enquanto refrigerantes equivalem a 30 pontos. Uma lata de cerveja conta 40 pontos e a água de coco apenas 10. Sucos naturais dependem de sua composição e a água está completamente liberada.

Máximo de pontos por dia

O limite de pontos que cada pessoa poderá comer por dia varia de acordo com sexo, idade, altura e peso do paciente. Não confie em programas que não levam em conta essas variáveis na hora de determinar seu máximo de pontos diários.

Dieta dos pontos e Vigilantes do Peso

O Vigilantes do Peso, presente em muitas cidades do país, é um grupo de apoio para pessoas que pretendem perder peso. Na maior parte das vezes, indica-se aos participantes aderir à dieta dos pontos. Fazer esse regime ao lado do grupo pode ser muito vantajoso para reduzir a necessidade de muitas contas e compartilhar experiências de outras pessoas também fazendo a dieta.

Reeducação alimentar

Diversos anúncios sobre a dieta dos pontos destacam a possibilidade que o regime lhe dará de emagrecer sem passar por restrições alimentares. Em parte, a situação é verdadeira, mas é preciso estar consciente que a perda de peso e, principalmente, a manutenção da forma a longo prazo dependem bastante de uma reeducação alimentar do paciente, deixando de lado o consumo de alimentos pouco saudáveis, como fast food e frituras.

Proibições da dieta dos pontos

O modelo clássico da dieta dos pontos não proíbe o consumo de nenhum alimento. No entanto, algumas fórmulas mais recentes não permitem a ingestão de comidas ricas em gorduras trans, como biscoitos, frituras, pizzas e sorvete. De qualquer maneira, esse tipo de alimento deverá ter seu consumo bastante reduzido até porque conta muitos pontos e não traz saciedade ou nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo.

Exercício físico na dieta dos pontos

Além de reduzir a quantidade e melhorar a qualidade do que se come, quem se engaja na dieta dos pontos precisa ter em mente que o sucesso de todo regime está diretamente associado à prática regular de atividade física. Faça pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico por dia e os quilinhos a mais irão embora.

Foto: © Darrin Henry - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como seguir a dieta dos pontos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade