A combinação climática que perdura em grande parte do Brasil durante o ano todo de sol, vento e, na praia ou na piscina, sal e cloro pode deixar seus cabelos com um aspecto ruim, quebradiço e sem brilho. Confira algumas dicas que devem ser adotadas para evitar que os fios fiquem mal tratados por conta da exposição ao sol.
O sol pode trazer alguns efeitos positivos para os cabelos, mas é preciso saber dosar quanto vamos nos expor aos seus raios. A exposição ao sol garante um reflexo natural e bonito, mais fácil de ser percebido para quem tem fios mais claros. O sol também ativa a circulação dos microvasos presentes no couro cabeludo e fixa o cálcio no cabelo, estimulando a produção de vitamina D.
Os raios infravermelhos do sol penetram na epiderme e modificam o pH do couro cabeludo, provocando caspas e outros distúrbios de pele na cabeça. O sal em excesso da água do mar também irrita o couro cabeludo e pode causar coceiras. Já o vento carrega areia e poeira deixando o cabelo opaco, bem como provoca nós em cabelos muito longos.
Antes de se banhar ou se expor ao sol, passe um protetor solar especial para os cabelos. Ele forma uma barreira protetora sobre os fios e o couro cabeludo da mesma maneira que age o filtro solar que passamos na pele. Depois que sair da água, tente lavar o cabelo em alguma ducha ou, quando isso não for possível, jogue um pouco de água mineral nos fios. Faça isso com o cabelo ainda molhado.
À noite, lavar o cabelo com shampoo é obrigatório, principalmente para quem tem cabelo longo. Duas vezes por semana, aplique um creme regenerativo, como óleo de argan ou manteiga de cacau. As substâncias presentes nesses cremes vão reparar o cabelo.
Foto: © subbotina anna - Shutterstock.com