Uma pesquisa de 2014 na revista da 'American Heart Association' revelou que a prática de caminhadas curtas por idosos com dificuldades de locomoção pode reduzir os riscos de ocorrência de doenças cardiovasculares.
A equipe da Universidade de Gainesville analisou 1.170 voluntários de 74 a 84 anos com limitações físicas de baixa importância. O estudo mostrou que caminhadas de apenas 400 metros já reduzem o risco cardíaco entre os pacientes.
A análise da equipe da Flórida deixou claro que, entre o grupo de idosos, caminhadas curtas e de intensidade moderada já garantem a diminuição das chances do desenvolvimento de doenças cardíacas.
Antes disso, pensava-se que os exercícios, mesmo para essa faixa etária, deveriam ser realizados ou por um longo tempo - entre 45 minutos e uma hora - ou apresentar intensidade mais alta, o que, nos casos de limitações motoras, se torna impossível para o idoso.
O objetivo, de acordo com os pesquisadores, é ser realista na prescrição de exercícios para idosos para que eles sigam as recomendações e consigam obter resultados satisfatórios.
Foto: © Ruslan Guzov - Shutterstoock.com