um nódulo da tireoide é um aumento de volume localizado na glândula da tireoide. Pode se tratar de um cisto, um adenoma, um câncer da tireoide, um às vezes uma tireoidite, inflamação localizada da tireoide. O nódulo pode ser único, ou diversos nódulos podem evadir da glândula: falamos então de garganta multinodular. As mulheres são geralmente mais afetadas que os homens esses diferentes nódulos aparecem geralmente na idade adulta a partir de uma quarentena dos anos de acordo com as causas.
é geralmente uma pequena massa palpável no pescoço que leva a uma consulta, sobretudo se o paciente sofre de um incômodo para engolir ou respirar. Outras manifestações podem ser constadas e são função da causa do nódulo e de sua ação sobre os hormônios da tireoide: podemos assim ter sintomas relativos a uma hipertireoide ou ao contrário: uma hipotireoide:
o exame clínico consiste em uma palpação da glândula da tireoide no pescoço com a procura dos nódulos, ou de um aumento global do tamanho da tireoide, caso no qual falamos de bócio. Em seguida, diferentes exames são realizados:
quando as duas punções mostram um caráter positivo, um simples acompanhamento é previsto. A intervenção cirúrgica é reservada a todos os nódulos da tireoide suspeitados, identificados como cancerígenos ou de grande tamanho. Apenas o nódulo pode ser retirado, onde falamos de nodulectomia, mas às vezes é necessário realizar uma tireoidectomia total. O paciente é em seguida obrigado a se tratar pela vida inteira para compensar a deficiência em hormônios da tireoide.