Síndrome dos ovários policísticos

Faça uma pergunta

Definição

falamos de síndrome dos ovários policísticos, ou síndrome de Stein-Leventhal, quando os ovários aumentam em volume em função da presença de pequenos cistos. Trata-se de uma doença ginecológica endócrina crônica de origem genética que afeta essencialmente as jovens mulheres. A origem da doença não é conhecida precisamente, mas parece que uma deficiência hormonal esteja envolvida.

Manifestações

diversos sintomas estão presentes nesta síndrome. Entre os mais marcados, observamos:
  • Uma ausência ou problemas dos ciclos menstruais;
  • Um ganho de peso ou até obesidade;
  • Um hirsutismo, ou seja, a presença excessiva de pelos (sobre o peito, ventre e rosto);
  • Acne, às vezes;
  • Problemas de fertilidade, com às vezes uma verdadeira esterilidade.

Diagnóstico

Fazemos geralmente o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos combinando os resultados do interrogatório com os exames complementares. Realizamos principalmente um exame sanguíneo, que permite observar as taxas de hormônios, principalmente o hormônio luteinizante, ou LH, que aumenta de maneira variável. Os andrógenos são igualmente dosáveis e podem estar acima do normal. Nesse exame de sangue, outros testes são adicionados, como uma ultrassonografia que mostra a presença de cistos nos dois ovários e o aumento de volume desses órgãos que resulta do problema.

Tratamento

o tratamento varia em função da importância dos sintomas e do desejo do paciente em ter ou não uma criança. É geralmente necessário proceder ao tratamento da obesidade (o que contribui geralmente para o retorno da ovulação). Às vezes, prescrevemos igualmente um tratamento antiandrógeno para lutar contra o excesso de hormônios ruins. A abordagem cirúrgica consiste em retirar com laser a parte superficial dos ovários.

Prevenção

É impossível prevenir a síndrome dos ovários policísticos, já que atualmente ignoramos as suas causas.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde