A mão faz parte das articulações mais afetadas pela artrite, geralmente no quadro da poli artrite reumatoide que afeta em torno de 300 000 pessoas na França. Ela começa geralmente nas pessoas entre 40 e 55 anos e afeta sobretudo as mulheres. Encontramos todos os sintomas próprios da poli artrite reumatoide em casos de artrite da mão. O sinal mais comum continua sendo a deformação característica dos dedos.
A principal manifestação da artrite da mão é a modificação da aparência das articulações dos dedos. Esses ficam inchados, as articulações principalmente da base dos dedos se deformam, nódulos (pequenos crescimentos) dolorosos aparecem progressivamente agindo para o enrijecimento e deformações. O osso é progressivamente destruído e o enrijecimento além da limitação dos movimentos de preensão (o ato de pegar) se faz cada vez mais marcado durante o tempo. As dores acordam os doentes à noite e são muito fortes na parte da manhã, precisando de um tempo de mobilização para que as dores se amenizem.
Encontramos por exemplo os sintomas típicos da poli artrite reumatoide: inchaço, dor e enrijecimento dos punhos e dedos; articulações dos dedões podem ser igualmente afetadas, principalmente no estado precoce de evolução da poli artrite reumatoide.
a artrite da mão é raramente diagnosticada de maneira isolada pois ela entra geralmente no quadro da poliartrite reumatoide que afeta simultaneamente diversas articulações. O diagnóstico é portanto geralmente feito por observação do conjunto de sintomas que o paciente apresenta, tanto no exame físico quanto no estudo dos resultados dos exames de imagem médica, essencialmente representados por radiografias.
Nas mãos, o terapeuta encontra deformações ou destruições das articulações dos dedos. Exames de sangue podem ser feitos para complementar o diagnóstico.
Não existe nenhum tratamento milagroso para a poliartrite reumatoide: essa doença tende a se agravar e aumentar o número de articulações afetadas. Existem tratamentos médicos de fundo cuja eficácia aparece apenas após algumas semanas de tratamento, ou às vezes, uma injeção de corticoides nas articulações pode ter efeitos benéficos. Nas mãos, se os analgésicos e anti-inflamatórios não forem suficientes para reduzir a dor, podem ser utilizadas órteses, aparelhos que permitem a imobilização das articulações doloridas, uma reeducação com fisioterapia ou até a cirurgia em estágios não controláveis. Entre as técnicas existentes, as seguintes podem ser observadas:
a prevenção da artrite das mãos é relativamente complexa à medida que ela entra em um contexto global, o da poliartrite reumatoide. Resta-nos no entanto a possibilidade de prevenir o problema da mão evitando fazer muitos movimentos repetitivos. Isso consiste, entre outros, em adaptar ou melhorar seu posto de trabalho se necessário.
Em um Segundo momento, é recomendado consultar psicoterapeutas ou fisioterapeutas que permitirão combater os sintomas e retardar o seu desenvolvimento.