Diagnóstico de alergia ao leite de vaca

Faça uma pergunta
Alergias às proteínas do leite de vaca afetam de 2% a 3% das crianças menores de dois anos. Mais de 50% das crianças que apresentam alergia alimentar são alérgicas a vários produtos, tais como leite de vaca, ovo e amendoim. Esta alergia é uma das mais comuns em crianças pequenas.


Confirmar a alergia

Apenas um alergista, médico especialista em problemas de alergia. pode fazer um diagnóstico preciso e confirmar com segurança a existência do problema, assim como avaliar o grau de sensibilidade da criança.

Exame de sangue

Uma análise de sangue muito precisa compreende anticorpos que reagem às três proteínas mais frequentes no leite de vaca: lactalbumina, beta-lactoglobulina e caseína.

Teste de contato

Um teste de contato, conhecido cientificamente como prova epicutânea, permite reconhecer o aparecimento deste tipo de alergia. O teste é aplicado na coluna e a leitura é realizada após 48 horas. Caso o teste dê positivo, não significa necessariamente que se tem alergia às proteínas do leite de vaca. É preciso realizar outros testes para confirmar a alergia.

Testes de provocação

Os testes de provocação são muitas vezes prescritos pelo alergista para confirmar esta alergia. São realizados em um hospital devido ao risco de reações que podem ocorrer após a absorção de leite.

Cuidados com a alergia

É essencial compreender que o diagnóstico da alergia às proteínas do leite de vaca, como a de muitos alimentos, necessita de um diagnóstico preciso que deve ser feito por um alergista experiente neste tipo de alergia. O diagnóstico de alergia a proteínas do leite de vaca, ou a um produto alimentar específico, geralmente é confirmado por diversas evidências reunidas pelo médico. É importante saber que o resultado de um exame de sangue não é suficiente para fazer um diagnóstico definitivo cuja consequências podem ser prejudiciais para a criança, devido às variações que pode ocorrer a depender do tipo de dieta da criança no momento do diagnóstico.

Foto: © iprachenko - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde