Importância do café da manhã para a dieta

Tomar um bom café da manhã é um meio excelente de evitar o ganho de peso, principalmente entre jovens. Estudo com 2.200 adolescentes publicado em 2008 na revista da Academia Americana de Pediatria mostrou que os jovens que faziam o desjejum regularmente tinham risco menor de ser obesos.

O levantamento também mostrou que o café da manhã ideal deve aportar 20% do total de calorias diárias ingeridas pelo indivíduo, permitindo assim que ele sinta menos fome ao longo do dia e reduza as porções do almoço e jantar sem sacrifícios.

Outro estudo, realizado com 6.764 mulheres e homens entre 40 e 75 anos, revelou que os benefícios também alcançam os adultos. Para cada aumento de 10% no aporte calórico provido pelo café da manhã, os voluntários apresentavam, em média, redução de 300 gramas no peso.

O que comer no café da manhã

Os alimentos que devem ser consumidos no café da manhã são leite e derivados, queijo branco ou iogurte, presunto, frutas e sucos naturais, café ou chá, pães e cereais e também produtos com gordura, como manteiga e margarina, mas em quantidades moderadas.

O que não comer no café da manhã

Por outro lado, é importante reduzir o consumo de açúcar no café da manhã. Isso porque, pela manhã, o organismo absorve de maneira mais intensa tudo aquilo que ingerimos devido ao jejum provocado pela noite de sono. Desta forma, ingerir doces e outros produtos açucarados, como sucos artificiais e refrigerantes, no café da manhã eleva a absorção dessas substâncias.

Foto: © MaraZe - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Importância do café da manhã para a dieta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade