As drogas sintéticas ou recreativas são um grupo heterogêneo de substâncias, geralmente com efeito estimulante, fabricadas a partir da modificação da estrutura química de determinados produtos naturais ou medicamentos.
Elas são fabricadas em laboratórios clandestinos por métodos químicos simples e posteriormente introduzidas no mercado ilegal de drogas. De acordo com a família a qual pertencem, essas drogas podem produzir efeitos diferentes sobre o sistema nervoso, que imitam efeitos de drogas naturais. Os efeitos podem ser opiáceos, alucinógenos ou estimulantes.
Derivados de fentanil, a AMF (alfa-metilfentanil), derivados da meperina o MPPP (metil fenil propionoxipiperidina) e o MPTP (metil-fenil-tetraidropiridina).
Derivados de fenciclidina, PCP (fenciclidina ou pó de anjo), o Special K (quetamina) e óxido nitroso.
Derivados de feniletilaminas, a metanfetamina, cloreto recristalizado de metanfetamina, a TMA2 (triometoxianfetamina), o DOM (metildimetoxianfetamina), DOB (bromodimetoxianfetamina), MFT (bromo-metoxianfetamina), o PAM (para- metoxianfetamina), PMMA (parametoximetanfetamina), MDA (Mmetilfioxianfetamina ou droga do amor), MDMA (ecstasy ou metildioximetanfetamina) e alfa-etiltriptamina.
Foto: © Fabio Berti - 123RF.com