Para ter o abdômen definido é preciso combinar exercícios e alimentação adequada.
Exercícios abdominais são mais apropriados para definir o abdômen e mantê-lo em forma. No entanto, não é aconselhável praticá-los todos os dias. De acordo com especialistas, quando forçamos os músculos abdominais, eles podem sofrer pequenos danos que são posteriormente reparados com descanso, obtendo, desta forma, melhores resultados. Portanto, o mais saudável seria optar por um descanso de 24 horas entre as sessões de exercícios abdominais.
O mais correto ao praticar abdominais é sempre deixar um dia de descanso entre cada prática, ou seja, exercite-se de três a quatro dias por semana. Esta é a freqüência correta e suficiente para tonificar o abdome e deixá-lo gradualmente definido.
Se você quer deixar o abdominal definido terá que prestar atenção à sua dieta e fazer atividades aeróbicas. Na verdade, não adianta de nada continuar a rotina de exercícios abdominais se você continuar comendo gordura, farinha e alimentos açucarados em excesso. Por isso, é preferível e mais saudável incluir em sua dieta diária verduras, frutas, legumes, cereais e muita água.
É aconselhável fazer exercício aeróbico diariamente. Você pode escolher entre a corrida, natação, ciclismo, dança ou caminhar pelo menos trinta minutos por dia. Os exercícios abdominais permitem enrijecer a musculatura. Mas se continuarmos a ingerir gordura através de dieta, os abdominais apenas dissimulam a gordura abdominal enrijecendo-a, e este não é o objetivo a ser alcançado. Para remover a gordura, é preciso fazer algum exercício aeróbico, pois eles são os melhores para garantir a queima de calorias.
A quantidade de abdominais depende de cada organismo e rotina. Também vai depender se você está acostumado a se exercitar ou não. Se você acabou de começar a se exercitar, deve medir sua energia e ir acostumando o corpo, de modo que cerca de 30 repetições pode ser bom. Este número pode ir aumentando com os dias até 50, em seguida a 100 ou mesmo 300 abdominais.
Estes exercícios podem ser divididos em quatro repetições de 25 abdominais convencionais e quatro repetições de 25 abdominais para definir os abdominais oblíquos direitos, mais quatro repetições de 25 para trabalhar os oblíquos esquerdos.
Foto: © staras - Shutterstock.com