Molusco contagioso

Molusco contagioso ou Molluscum contagiosum é uma infecção da pele causada por um vírus chamado poxvírus. Formam-se pequenos nódulos esféricos, que possuem tamanho variável e apresentam verrugas no meio. As verrugas, que podem ter cor de pele ou ser esbranquiçadas, são preenchidas por um líquido esbranquiçado, infeccioso, capaz de transmitir o vírus.

Quem é afetado pelo molusco contagioso

Esta condição aparece com mais frequência em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, pessoas com doenças de pele crônicas ou crianças.

Partes do corpo afetadas pelo molusco contagioso

O molusco contagioso pode aparecer em todo o corpo. Ocorre frequentemente em particular na área genital, nas costas, no abdômen, braços, pernas, nas dobras de pele e na face.

O que aciona o molusco contagioso

Molusco contagioso é causado pelo vírus que é um dos tipos de poxvírus. A transmissão é feita por contato direto com a pele ou por contato com superfícies contaminadas.

Tratamento de molusco contagioso

Consulte o médico para receber orientação sobre o melhor tratamento. Podem ser usados vários métodos, tais como remoção, tratamento a laser ou uso de medicamentos.

Foto: © LarsZ - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Molusco contagioso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade