Cisto cutâneo

Um cisto cutâneo ou cisto de pele é uma protuberância que aparece na superfície da pele. Visível e palpável, pode ser localizado em qualquer parte do corpo.

Variedades de cisto cutâneo

Existem muitas variantes de cistos cutâneos. Entre os mais comuns incluem cistos sinoviais, formados a partir das membranas sinoviais que envolvem as articulações; cistos epidermoides que se desenvolvem na camada superficial da pele, e, claro, os cistos sebáceos, que são encontrados principalmente na forma de acne e de glândulas sebáceas que secretam sebo, o material de lubrificação a pele.

Mas existem muitos outros tipos de cistos. Por exemplo, podem ser mencionados: cistos mucoides, cuja estrutura está próxima das paredes que revestem de órgãos tal como o trato gastrointestinal ou pulmão; os cistos enteroides cuja estrutura se assemelha à do intestino, ou o cisto pilonidal que se desenvolvem a partir dos pelos.

Diagnóstico do cisto cutâneo

O diagnóstico é clínico. O cisto é visível e facilmente palpável. Um punção pode ser realizada em caso de dúvida para eliminar a possibilidade de tumor canceroso. Um ultrassom pode também ajudar a determinar a natureza do cisto.

Tratamento do cisto cutâneo

O tratamento depende do tipo de cisto e sua causa. Quando os cistos são benignos e não produzem sintomas - o que é, de longe, o caso mais frequente - nenhum tratamento é necessário. Quando houver algum desconforto ou dúvida sobre a natureza do cisto, o tratamento geralmente envolve monitorar seu progresso ou fazer a remoção cirúrgica.

Conselhos sobre cisto cutâneo

Na verdade, a maioria dos cistos da pele são removidos por razões estéticas ou por estarem localizados numa zona de atrito. É uma intervenção cirúrgica rápida, geralmente realizada sob anestesia geral ou local, dependendo do tamanho do cisto. Os cistos sebáceos e epidérmicos geralmente desaparecem por si mesmos ou, às vezes, através da aplicação de antibiótico local.

Foto: © Maridav - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cisto cutâneo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade