Síndrome da apneia do sono

A apneia do sono é uma condição provocada por pausas respiratórias repetidas durante o sono. Esta síndrome afeta particularmente os homens entre 30 e 60 anos e atinge entre 5% e 8% da população mundial. As pausas respiratórias podem ser completas - ultrapassando os 10 segundos - ou incompletas. Em média, o paciente sofre de 5 a 10 episódios de apneia por hora de sono. Conheça mais sobre a síndrome.

Apneia obstrutiva

A apneia obstrutiva é a mais frequente das apneias do sono e corresponde à interrupção do fluxo respiratório devido à obstrução das vias aéreas superiores.

Causas da apneia do sono

A apneia do sono é causada por um estreitamento da faringe provocado por um relaxamento muscular. A respiração, assim, se interrompe pois a língua e demais tecidos situadas na faringe obstruem as vias aéreas.

Riscos da apneia do sono

A multiplicação dos episódios de apneia durante o sono reduz a oxigenação sanguínea. Essa baixa da oxigenação traz consequências severas sobre a saúde do paciente, favorecendo quadros de hipertensão arterial e ocorrência de acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Além disso, pacientes com apneia do sono apresentam fadiga excessiva e sonolência durante o dia.

Doença silenciosa

Diversas pessoas, especialmente aquelas que dormem sozinhas, não sabem que sofrem de apneia do sono. Por vezes, o paciente passa anos sofrendo de fadiga e sonolência sem diagnosticar o problema.

Diagnóstico da apneia do sono

A apneia do sono é diagnosticada através de um exame chamado polissonografia. Nele, o paciente dorme durante uma noite no laboratório sendo monitorado por câmeras e uma série de aparelhos colados ao seu corpo para se constatar se há interrupção da respiração durante o sono. Em geral, pacientes que roncam muito ou que acordam durante a noite muito cansados e com falta de ar são instruídos a fazer esse exame pela suspeita de apneia. Na maior parte das vezes, é a parceira que recomenda ao homem procurar um médico por perceber a dificuldade do parceiro em respirar enquanto dorme.

Tratamento da apneia do sono

O tratamento da apneia do sono vai depender da causa do problema. Em muitos casos, ela é provocada por excesso de peso do paciente que, ao deitar, dificulta o trabalho dos pulmões. Se a causa for essa, a perda de peso pode ser capaz de resolver o problema. No entanto, alguns pacientes precisam utilizar um aparelho - similar ao da imagem acima - que deve ser colocado com uma máscara no paciente para permitir uma respiração melhor. Apesar de parecer incômodo, são poucos os pacientes que não se acostumam com o uso do dispositivo já que a qualidade do sono melhora muito com ele.

Foto: © Phonlawat Chaicheevinlikit - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Síndrome da apneia do sono', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade