Discalculia: sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A discalculia é uma desordem neurológica que integra o grupo de distúrbios de aprendizagem e afeta a capacidade de realizar atividades que envolvam números. As causas da discalculia ainda são desconhecidas. Suspeita-se que o problema esteja ligado a fatores genéticos ou ambientais.



Sintomas da discalculia

A discalculia se manifesta por dificuldades em compreender e utilizar números. Os primeiros sinais surgem já no início da vida e se aprofundam no colégio. A criança com discalculia encontra dificuldades para contar, representar quantidades, realizar operações matemáticas. Também há problemas para memorização, por exemplo, da tabuada. A discalculia raramente se apresenta como um distúrbio isolado e costuma vir acompanhada de dislexia (problema de leitura), dispraxia (problema de coordenação motora) e déficit de atenção.

Diagnóstico da discalculia

Como outros distúrbios de aprendizado, o diagnóstico da discalculia é essencial para a definição do tratamento. O reconhecimento do distúrbio permite também que a criança e os pais evitem estigmatizações. Antes de procurar um clínico geral ou pediatra para uma análise inicial, os pais devem conversar com a criança, acompanhar seu desenvolvimento escolar e dar auxílio em possíveis dificuldades. Buscar aconselhamento de professores também é importante. Vencidas estas etapas, uma análise neuropsicológica é necessária para avaliar as funções cognitivas da criança e estabelecer um diagnóstico preciso.

Tratamento da discalculia

O tratamento da discalculia deve ser adaptado de criança para criança de acordo com o diagnóstico obtido. Um tratamento multidisciplinar, com auxílio de professores, fonoaudiólogos e psicólogos, permite que a criança compense suas dificuldades e obtenha um desenvolvimento normal. Também é fundamental o incentivo dos pais.

Riscos da discalculia

Apesar não apresentar risco de complicações, a discalculia pode provocar problemas psicológicos para a criança e redução do interesse pelos estudos. Além disso, um possível desempenho escolar abaixo da média pode ocasionar a prática de bullying por colegas.

Foto: © Rob Marmion - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também