A pré-menopausa é o período correspondente a um ano antes da menopausa. Durante este período começam a surgir sintomas hormonais, clínicos e biológicos que anunciam o início da menopausa. Durante a pré-menopausa ocorre uma desaceleração progressiva da atividade dos órgãos reprodutores.
Durante a pré-menopausa, as grandes variações na produção de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) causam anomalias e irregularidades no aparecimento da menstruação. A ovulação ocorre com menos frequência e os ovários passam a liberar menos óvulos. O fluxo menstrual se torna irregular e o seu aspecto muda.
A pré-menopausa começa entre 40 e 50 anos, geralmente em torno de 45 anos. Este período dura entre dois e sete anos.
A possibilidade de gravidez existe enquanto a menopausa não ocorrer de fato. Durante a pré-menopausa, o corpo continua a secretar hormônios sexuais. O desejo sexual tende a aumentar devido às fortes variações na produção de hormônios sexuais.
Os sintomas mais comuns da pré-menopausa incluem ciclos menstruais irregulares com fluxo menos ou mais abundante e de curta duração, estresse, tristeza, ansiedade, mastalgia (dor nas mamas), ondas de calor, dores de cabeça, aumento de peso e do desejo sexual, entre outros.
Uma vez que a menopausa começa definitivamente, as alterações na taxa de hormônios sexuais desaparecem. A pré-menopausa termina quando não há fluxo menstrual durante um período de 12 meses consecutivos.
Foto: © Aila Images - Shutterstock.com