Dormir com um animal de estimação

Dormir com um animal de estimação tem influência sobre o sono e pode trazer efeitos benéficos para a saúde. Ainda que não existam regras absolutas quanto a isso, é importante tomar certas precauções antes de dormir com um gato ou cão, principalmente garantir que o animal não se posicione ao seu lado e próximo ao rosto.

Benefícios para a saúde

Estresse e sono

Um estudo científico publicado em outubro de 2015 nos Estados Unidos demonstrou que cerca de metade das pessoas que dormem com seu animal de estimação constataram efeitos positivos sobre o sono. A situação está associada ao ronronar do animal, pois as vibrações produzidas são relaxantes e auxiliam na redução do estresse. Além disso, a simples presença do animal contribui para a criação de um clima de serenidade na cama.

Defensas imunológicas

Em 2014, pesquisadores alemães evidenciaram os benefícios de se dormir ao lado de animais de estimação nos primeiros anos de vida. Um ambiente enriquecido de bactérias permite reforçar as defesas imunológicas e reduzir os riscos de asma.

Precauções a tomar

Alergias

As principais precauções dizem respeito às pessoas alérgicas ao pelo de animais. Neste caso, o acesso do animal ao quarto deve ser proibido. Além disso, é importante limpar o cômodo com aspirador de pó de maneira frequente e passar um pano úmido sobre o animal diariamente para tentar reduzir ao máximo a quantidade de alergênicos.

Uma alergia a gatos ou cães pode apresentar manifestações severas, como a asma, que pode se desenvolver até meses depois da chegada do animal. Por conta disso, é importante que todos da casa, principalmente crianças, consultem um alergista antes de adquirir um animal.

Não acredite na alegação de certos vendedores de que alguns cães e gatos não causam alergia. A alergia é uma condição da pessoa afetada e não gerada pelo animal. Acreditar nestas afirmações e não testar a presença de uma alergia pode trazer consequências graves para você ou familiares.

Sono

Pessoas que têm sono leve devem ponderar bastante a decisão de dormir com um animal de estimação. O animal pode se mexer muito durante a noite e isso tem potencial para dificultar o ritmo do sono e impedir que a pessoa mantenha a fase reparadora do sono de maneira adequada.

Higiene

Apesar dos riscos de transmissão de doenças e infecções ser mínimo, é aconselhável garantir que o animal de estimação está em bom estado de saúde, com vacinas em dia, ausência de pulgas e tome banhos regulares, principalmente os animais que costumam sair de casa.

Foto: © 123rfaurinko - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dormir com um animal de estimação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade