Como tratar herpes genital

Doença sexualmente transmissível, a herpes genital é transmitida por um vírus e ataca a pele ou as mucosas dos órgãos genitais. Geralmente, sua ocorrência é detectada pela presença de bolhas na genitália externa masculina e feminina.

Como tratar herpes genital

Embora não haja cura para a herpes genital, o tratamento ajuda a evitar o ocorrência dos sintomas e impede que a doença cause maiores complicações. Basicamente, o tratamento é feito com o uso de medicamentos antivirais, que aliviam as dores das crises. Pessoas que têm muitas crises podem tomar esse medicamento por períodos maiores, reduzindo a duração das mesmas.

Como tratar herpes genital feminina

A herpes genital acomete mais mulheres do que homens e seu tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados. Depois de fazer uma avaliação, o médico pode prescrever comprimidos antivirais como aciclovir, fanciclovir ou valaciclovir, por cerca de duas semanas. Pode ser utilizada, ainda, uma pomada para herpes genital, que deve ser aplicada sobre a região até cinco vezes por dia.

Como tratar herpes genital masculina

Depois de se consultar com um urologista e ter o diagnóstico de herpes genital confirmado, o homem pode tomar antivirais ou fazer uso de pomadas em alguns casos. Os sinais de melhora costumam aparecer depois do quinto dia de tratamento.

Como tratar herpes genital em gestantes

Mulheres grávidas diagnosticadas com herpes genital podem receber tratamento durante o último mês de gestação para reduzir as chances de ter uma crise durante o parto. Se isso acontecer, uma cesárea é recomendada para evitar a infecção do bebê.

Efeitos colaterais dos medicamentos contra herpes genital

Geralmente, o tratamento contra herpes genital não causa efeitos colaterais, porém algumas pessoas podem apresentar reações adversas, que incluem fadiga, náusea, vômitos, dor de cabeça, tremores, convulsão e erupções.

Como tratar herpes genital em casa

Alguns remédios caseiros, se combinados com a prescrição médica, ajudam a aliviar o desconforto da herpes genital. Um tratamento natural é o banho de assento com manjerona ou hamamélis, já que essas plantas medicinais possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antivirais.

Foto: © GongTo - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como tratar herpes genital', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade