Convulsão - Definição


Definição de convulsão

Convulsão são espasmos involuntários de um músculo, um grupo de músculos ou do conjunto do aparelho muscular do corpo. As conculsões podem ser causadas por uma desordem neurológica afetando uma área do cérebro ou da medula espinhal, de origem tóxica ou síncope (doença de origem cardíaca). Existem as crises convulsivas tônicas onde os músculos são fortemente contraídos e as crises mioclônicas onde os espasmos são breves e repetidos. Ambas podem ocorrer durante uma mesma crise. A causa mais comum das convulsões em crianças é a epilepsia. Os bebês podem igualmente ter convulsões depois de uma febre alta: são as convulsões hipertérmicas geralmente inofensivas, mas que impressionam.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de novembro de 2016 às 15:02 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Convulsão - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Convalescença - Definição
Convulsão do bebê - Definição