O que fazer para aumentar a imunidade

Um sistema imunológico forte é fundamental para evitar o surgimento de doenças e ajudar o corpo a reagir às que já se manifestaram e, por isso, adotar algumas ações é fundamental para garantir uma imunidade alta.

Vitamina para aumentar a imunidade

As principais vitaminas que aumentam a imunidade de uma pessoa são as vitaminas A, C e E. Além delas, minerais como selênio e zinco também são importantes para melhorar as defesas do organismo. Essas substâncias devem ser consumidas naturalmente nos alimentos. O uso de suplementos é indicado apenas sob prescrição médica.

Dieta para aumentar a imunidade

A dieta para aumentar a imunidade deve ser variada e balanceada. Além disso, deve incluir boas porções de alimentos ricos nas vitaminas A, C e E e dos minerais selênio e zinco, conforme descrito acima. Assim, deve-se consumir frutas cítricas (vitamina C), vegetais amarelos (vitamina A), vegetais verde folhosos e grãos integrais (vitamina E), castanhas e carnes (zinco) e castanha do Pará (selênio).

Alimentos para aumentar a imunidade

Além da dieta recomendada acima, alguns alimentos são conhecidos por seu poder de aumento da imunidade. Entre eles estão o alho, a cebola, o gengibre e o shitake, um tipo de cogumelo.

O que fazer em caso de imunidade baixa

Pessoas com imunidade baixa devem evitar produtos enlatados e com conservantes, precisam praticar exercícios físicos e ficar expostas ao sol da manhã, que eleva os níveis de vitamina D no organismo. Evitar o estresse também é importante para melhorar a imunidade.

Como elevar a imunidade infantil

As crianças também sofrem com imunidade baixa e, para combater esse mal, é preciso enriquecer a sua alimentação com vegetais verdes escuros como couve manteiga, brócolis, espinafre, escarola, mostarda, castanhas, sementes e leguminosas. Gengibre, rico em vitamina C, B6 e com ação bactericida, também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, bem como inhame e óleo de coco.

Suco para aumentar a imunidade

O suco de cenoura é ideal para elevar a imunidade. Para prepará-lo, basta separar 1 cenoura média, 1 maçã inteira, ½ beterraba, 1 talo de aipo, ½ pera, 1 punhado de folhas de agrião e ½ copo de água gelada. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Foto: © UGREEN - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que fazer para aumentar a imunidade ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade