Uma noite mal dormida gera diversos problemas, como redução da capacidade de concentração, alterações de humor e alterações no apetite. Garantir uma noite de sono tranquila é essencial para ter saúde e qualidade de vida.
Para que se tenha uma boa noite de sono, é necessário dormir cerca de oito a nove horas por noite. Por isso, é fundamental estabelecer um horário para dormir de acordo com a hora em que você precisará acordar.
Para que seu cérebro comece a entender que é hora de dormir, desligue a televisão uma hora antes de ir para a cama. Mantenha-se longe de computadores e celulares também, que prejudicam muito o sono. Uma dica é ouvir uma boa música ou ler um livro para relaxar e induzir o sono.
Apague as luzes do ambiente em que estiver e, se preferir, deixe um abajur ligado. As luzes laranja e azul são ótimas para facilitar o sono.
Um cochilo depois do almoço é ideal para relaxar sem comprometer a sua noite de sono. O ideal são dez minutinhos apenas.
Quando você pratica exercícios físicos, seu corpo gasta energia e aumenta a necessidade de descanso. O ideal é praticar algo todos os dias, antes das 21h.
Alimentos estimulantes como refrigerante de cola, café, chá preto e guaraná não devem ser ingeridos a partir das 17h. Um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto, por exemplo, são ideais para aumentar o sono.
O silêncio ajuda a relaxar. Se o local em que você dorme for muito barulhento, compre protetores de ouvido para garantir a tranquilidade ao ir para a cama. Um local confortável, gostoso e com boa temperatura também ajuda a dormir bem.
Se nenhuma das dicas citadas acima funcionar, procure um especialista, pois alguns males, como a síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono e alterações hormonais podem prejudicar o sono.
Foto: © lenetstan - Shutterstock.com