Catalepsia - Definição

Abril 2018


Definição de catalepsia

A catalepsia é definida por uma perda pontual da contração voluntária dos músculos do organismo. A condição do cataléptico se assemelha à posição das estátuas. O corpo se paralisa em pleno movimento e fica enrijecido durante sua ação. A contração dos músculos é involuntária em caso de catalepsia e a tonificação desses músculos impede que se altere a posição espontaneamente adotada.

A catalepsia pode ser de ordem psiquiátrica, sobretudo nos casos de doenças como esquizofrenia ou histeria. Ela pode também ser neurológica devido, entre outros, a um tumor cerebral ou mal de Parkinson. A catalepsia pode ser provocada artificialmente por hipnose.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 28 de fevereiro de 2018 às 13:46 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Catalepsia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Catabolismo - Definição
Célula - Definição