Mudanças fisiológicas na gestante e os primeiros passos do desenvolvimento do bebê já são percebidos logo no primeiro mês de gravidez. Veja o que ocorre nas quatro semanas inicias de gestação.
Ao final do primeiro mês de gestação, o embrião, resultado da união do óvulo e um espermatozoide, pesa aproximadamente um grama e mede apenas quatro milímetros.
O primeiro mês de gestação corresponde às quatro primeiras semanas de gestação e à sexta semana de amenorreia, ou seja, de interrupção da menstruação. Em geral, um atraso superior a duas semanas na menstruação da mulher é indicativo forte de uma gestação em curso.
A união do óvulo e um espermatozoide recebe o nome de fecundação. A célula formada deste encontro chama-se zigoto. Posteriormente, o zigoto se divide em duas células que, a partir daí, sofrerão mais uma série de divisões até formar um organismo. Ao final de apenas três dias, o zigoto já estará dividido em 16 células.
Durante a primeira semana de gestação, o zigoto avança pelas trompas de Falópio e chega ao útero entre o terceiro e quinto dia. Ao final desta semana inicial, o óvulo fecundado vai aderir ao endométrio, num processo que recebe o nome de nidação, e começar seu desenvolvimento.
O zigoto continua seu desenvolvimento na segunda semana. Nesse momento, o embrião se divide em duas células diferentes. Uma delas, fixada no útero, se converterá no bebê e a outra constituirá a placenta, vínculo da mãe com o bebê que vai prover a criança com os elementos indispensáveis para seu desenvolvimento. O zigoto tem 1,5 milímetro neste momento.
Nesta semana, as células embrionárias já estão mais organizadas, com mais de 150 células. Existem três camadas de células. A primeira dará origem à pele, unhas, dentes, cabelos, nariz, lábios, seios e sistema nervoso. A segunda serão os músculos, ossos, coração, órgãos sexuais e sangue. Por fim, a terceira camada formará a língua, uretra, bexiga, pulmões, fígado e sistema digestivo. Nesta terceira semana, já é possível atestar a ocorrência da gravidez.
O zigoto se torna um embrião e o desenvolvimento do futuro bebê começa a acelerar. A maior parte dos órgãos iniciam seu crescimento, assim como membros e parte do sistema nervoso. Na quarta semana, o coração emite seus primeiros batimentos e o cérebro e a coluna vertebral se separam. A placenta e o cordão umbilical se instalam em seus respectivos lugares. Ao final do primeiro mês de gestação, o embrião flutua numa bolsa que contém o líquido amniótico. O embrião já é visível em um ultrassom.
Foto: © Sebastian Kaulitzki - Shutterstock.com