Fratura da tíbia - Definição


Definição de fratura da tíbia

A fratura da tíbia, o osso da parte interna da perna, é uma das fraturas mais comuns. A tíbia se articula no joelho com a rótula (patela) e o fêmur. No tornozelo se articula com o calcâneo, osso do calcanhar. No momento de um trauma violento (queda de mau jeito, acidente de carro), a tíbia pode ser fraturada sobre todo o seu comprimento. No caso de um traumatismo do tornozelo, a extremidade exterior da tíbia também pode ser fraturada.

Os sintomas são idênticos, com dor intensa, inchaço e o surgimento de hematoma no local da fratura. Uma radiografia permite localizar precisamente a fratura da tíbia e também avaliar uma possível fratura da fíbula, outro osso da perna. Frequentemente, devido à idade da pessoa e à existência de deslocamento, há necessidade de tratamento com imobilização ou operação cirúrgica.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de maio de 2018 às 13:01 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fratura da tíbia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fratura do astrágalo - Definição
Exame Papanicolau - Definição