Foice cerebral - Definição

Janeiro 2018


Definição de foice cerebral

Uma foice cerebral é uma membrana formando uma divisória entre as duas entidades do cérebro e do cerebelo. A foice do cérebro faz parte do encéfalo e é localizada verticalmente entre os dois hemisférios cerebrais. Ela possui a forma de uma foice, com a parte alta fixada no crânio e a parte baixa formando um meio círculo. Essa membrana é uma das três divisórias do cérebro formadas pela dura mater, que protege e recobre o sistema nervoso central. A dura mater corresponde à camada mais externa de três espessuras (com a aracnoide e a pia mater), formando meninges que possuem o papel de proteger as estruturas do sistema nervoso.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 4 de janeiro de 2018 às 16:12 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Foice cerebral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fascite necrosante - Definição
Fertilidade - Definição